Corpo de Deus

Corpo de Deus

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo é, de acordo com a lei da Igreja, um Dia Festivo.

Celebra-se no próximo dia 7 de Junho, Quinta-Feira, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, dia santificado e feriado nacional. A Celebração deste dia é assinalada  com a Eucaristia. É uma manifestação de Fé onde todos  são chamados a participar, para que seja uma intensa Celebração de Amor a Deus.

O dia do Corpo de Deus é uma exultação à Eucaristia e ocorre 60 dias após a Páscoa e sempre numa Quinta-Feira, fazendo alusão à Quinta-Feira Santa da Última Ceia.

Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas. As ruas são decoradas com flores e são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a Freira Juliana de Cornion teve visões de Jesus, que lhe pediu que o mistério da Eucaristia fosse celebrado.
 
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a Festa a toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, ainda hoje, são usados durante a Celebração.
 
Em Portugal celebra-se desde os finais do século XII, o mistério e a festa da Eucaristia como o Corpo e Sangue de Jesus.

Quis Jesus deixar um Sacramento que, sendo ao mesmo tempo Sacrifício e Memorial da Sua Paixão e Morte, fosse também o Banquete Celestial, onde tivéssemos alimento, sob as espécies do pão e do vinho, do Seu próprio Corpo e Sangue. Na Eucaristia, Ele vem ao encontro do nosso coração e deseja lá permanecer. Está nas nossas mãos vivermos n’Ele.

Jesus Cristo, que neste sacramento celebramos o memorial da Tua Paixão, concede-nos a graça de adorar o mistério do Teu Corpo e Sangue e que sirva para nos purificar e salvar.

A solenidade do Corpo de Deus é verdadeiramente uma Festa .

I.A.

Comments are closed.