Para além das Celebrações Penitenciais calendarizadas, o Pároco está disponível para atender de Confissão antes ou depois de qualquer das celebrações da Eucaristia ou em horário a combinar.
Sempre que precisar, não deixe de procurar o Sacerdote, para receber a graça do Perdão de Deus.
A Confissão é o Sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados. É obrigação de todo o cristão reconciliar-se com Deus.
A Confissão santifica e aproxima-nos de Deus. A Igreja recomenda a Confissão frequente.
O que é necessário para confessar-se?
1 – Lembrar os pecados cometidos (Exame de consciência).
2 – Arrependimento dos pecados.
3 – Propósito de não tornar a pecar.
4 – Confissão dos pecados ao Sacerdote.
5 – Cumprimento da Penitência.
Quando devemos Confessar?
O pecado significa estar afastado de Deus. Devemos confessar os pecados, ao menos, uma vez por ano. Essa Confissão pode ser feita na Quaresma por ser uma ocasião especial mas, também, porque devemos cumprir o preceito da Comunhão anual. Mas, se cometermos um pecado mortal, devemos confessar quanto antes.
O que é pecado?
Pecado é toda a desobediência voluntária à Lei de Deus e da Igreja. Pecado mortal é uma desobediência à Lei de Deus ou da Igreja em matéria grave, feita com pleno conhecimento e consentimento deliberado. Pecado venial é uma desobediência à Lei de Deus ou da Igreja em matéria leve ou em matéria grave mas sem pleno conhecimento e perfeito consentimento.
Como preparar a Confissão?
Fazendo o exame de consciência e rezando a oração: Meu Senhor e meu Deus! Dá-me luz para conhecer os meus pecados. Dá-me coragem e forças para os confessar com verdade e merecer agora o Teu perdão. Amém.
Acto de Contrição: “Meu Deus, porque sois infinitamente bom, eu Vos amo de todo o meu coração, pesa-me ter-Vos ofendido, e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia.
Ámen.
O Sacerdote então dá a absolvição: “ Deus, Pai de misericórdia, que, pela morte e ressurreição do Seu Filho, reconciliou o mundo e enviou o Espírito Santo para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” E o penitente responde: “ Amém.” e o Sacerdote prossegue: “A paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, a intercessão da Virgem Maria e de todos os Santos, sirvam de remédio para os teus pecados, aumento de graça e prémio da vida eterna. Vai em paz.” E o penitente responde: “ Amém.”