Eucaristia vem da palavra grega Eucharistein, que significa “Acção de Graças”.
É o Sacramento da Igreja onde Jesus se faz presente sob as espécies de pão e de vinho, com Seu corpo, sangue, alma e divindade.
Instituído por Jesus na última ceia, é o memorial da Sua morte e ressurreição, banquete pascal em que Ele se dá em alimento.
A Eucaristia é a expressão do infinito Amor de Deus que dá o Seu filho muito amado e Jesus que obedecendo ao Pai carrega a pesada cruz, libertando a Humanidade.
Participar da Eucaristia é participar da vitória de Jesus ressuscitado e da ceia pascal, do banquete sagrado, o pão vivo descido do Céu para a vida do mundo. É adorar, nas espécies do pão e do vinho consagrados, Aquele que deu a Sua Vida por todos nós.
É viver na Terra, um pedacinho de Céu, é “um já, mas ainda não”.
A fé na presença de Cristo apoia-se nas palavras por Ele pronunciadas na Última Ceia quando, tendo benzido e partido o pão, deu-o aos seus discípulos dizendo:” Tomai todos e comei, isto é o Meu corpo“.
De igual modo, tomando o cálice com o vinho, disse: “Bebei dele todos, pois este é o cálice do Meu sangue que será derramado por vós para a remissão dos pecados” (Mt 26, 26-29).
“Fazei isto em memória de Mim” (Lc 22,19), é um convite para levar até Ele as lágrimas, o sofrimento, a dor, a tristeza, as preocupações e também o sorriso e as alegrias e confiar, que afinal, não estamos sós.
Jesus é a fortaleza e o porto seguro, sempre caminha ao nosso lado, não nos abandona e nos momentos mais conturbados, Ele carrega-nos nos Seus braços e n`Ele encontramos força, descanso e paz.
“Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim”, (Jo 13,1).
I.A.