As Bem-Aventuranças
Bem-Aventurança vem do grego “makarismós” que significa felicidade perfeita. O Evangelho convida-nos a viver dos dons do Espírito Santo e Jesus indica-nos o caminho da perfeição e da santidade e diz-nos como devemos alcançar a glória eterna.
Esse caminho de virtudes é já um pouco do Céu na Terra e nós todos somos chamados a viver em estado de graça e a plena felicidade só existe com Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Segundo os ensinamentos de Cristo nós atingiremos, na plenitude, a felicidade quando vivermos eternamente ao lado de Deus, fonte de paz, vida, verdade e felicidade.
Cada Bem-Aventurança é constituída por duas partes: a premissa e a conclusão. As Bem-Aventuranças apresentam um conjunto de ideais, com alicerces no amor e na humildade e pilares na fé e na esperança no reino de Deus.
No Sermão da Montanha, Jesus chama Bem-Aventurados, aos que viverem as Bem -Aventuranças. Elas são uma carta magna de conduta e de disciplina para nos conduzir à perfeição e à participação da felicidade celestial.
1- Bem-Aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus.
2- Bem-Aventurados os mansos porque possuirão a Terra.
3- Bem-Aventurados os que choram porque serão consolados.
4- Bem-Aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados.
5- Bem-Aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.
6- Bem-Aventurados os puros de coração porque verão a Deus.
7- Bem-Aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus.
Jesus resume numa única frase: “Bem-Aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos céus”.
Ser Bem-Aventurado é:
1. Estar em paz e em comunhão com Deus (1 Co 1.9).
2. Ser regenerado (Tt 3.5).
3. Experimentar uma mudança interior (2 Co 5.17).
4. É ter a certeza de que Jesus supre todas as necessidades (Sl 23.1).
5. É ter alegria em toda e qualquer situação (1 Ts 1.6; Hc 3.17,18).
6. É cantar e adorar ao Senhor em todo o tempo (At 16.23-25)
A verdadeira felicidade não reside nos bens terrenos, mas encontra-se na abundância dos bens espirituais, que só a graça de Jesus pode proporcionar.
I.A.