Mensagem do Papa

O papa Francisco pediu hoje aos católicos para que façam face às situações «mais duras» com empatia e bondade, demonstrando na mensagem da missa de Natal essa mesma empatia pelos que vivem em dificuldades.

«Senhor, dai-me a graça da sensibilidade nas circunstâncias mais duras da vida, dai-me a graça da proximidade face às necessidades, da doçura não importa qual seja o conflito», disse, incentivando os fiéis de todo o mundo a orar, mesmo no meio de dificuldades, conflitos e guerras.

Perante cerca de 5.000 pessoas reunidas na Basílica de São Pedro, o papa fez uma homilia de cariz muito religioso, numa Missa do Galo muito solene que celebrou, segundo a tradição, o nascimento de Jesus num estábulo em Belém.

«Temos nós coragem de acolher com carinho as dificuldades e problemas dos que estão perto de nós», questionou o papa, acrescentando de seguida outra pergunta: «Ou preferimos soluções impessoais, talvez eficazes mas desprovidas do calor do Evangelho», e concluindo que o mundo hoje precisa muito de carinho.

O papa falou ainda dos excessos da sociedade contemporânea mas também de alguns dirigentes da Igreja, aos quais já se tinha referido na segunda-feira perante a Curia Romana, quando falou do calculismo e indiferença perante os outros.

«As pessoas simples» viram «a luz» do «dom de Deus» no Natal, mas «os arrogantes, os que fazem as leis segundo os seus critérios pessoais, os que assumem atitudes egoístas, não a viram», disse.

Comments are closed.