Encontro da Samaritana com Jesus

Jesus e a Samaritana

Uma das passagens mais belas do Evangelho, é a que nos fala do encontro da mulher samaritana com Jesus, em Sicar.

Jesus vinha de Jerusalém, onde a rivalidade com os fariseus era muito acentuada. O Mestre percorrera cerca de 175km para chegar ao Seu destino.

Qualquer Judeu quando ia a caminho da Galileia, costumava dar uma grande volta, para evitar ataques que lhe reservavam os samaritanos. Mas Jesus muda o Seu trajecto e chega, com os Seus discípulos, ao poço que há muitos séculos, Jacob tinha dado ao seu filho José.jughytfredfsedrf O poço tem de profundidade vinte e cinco metros. Jacob teve dificuldade em abrir aquele poço num solo calcário, mas a água é excelente. Os Judeus e os Samaritanos estavam envolvidos numa disputa de ódio e discriminação. Este conflito remonta à revolta das tribos de Israel, conhecido como Cisma. O reino foi dividido em duas partes: o reino de Judá e o reino de Israel.

Era a hora sexta, por volta de meio-dia, quando Jesus inicia o diálogo com a mulher samaritana. Estava muito calor. Interessante constatar que ao meio-dia não era normal retirar água do poço de Jacob, naquela região. O clima quente e seco, o sol no esplendor de toda a força, fazia com que as mulheres buscassem água, noutras horas do dia.

Aquela mulher tinha uma vida moralmente complicada. Era mal vista e evitada por outras mulheres. Era um mau exemplo. Era uma pecadora. Por isso, ela vinha buscar água numa altura em que as outras mulheres estariam nas tarefas caseiras, para assim não se cruzar com elas.

A samaritana não sabia que Aquele que falava não discriminava ninguém e estava de coração aberto para perdoar. E Jesus ali estava, oferecendo a água viva, a água da vida eterna, mas a mulher não compreende e pensa no significado directo das palavras. “Senhor, tu não tens com que tirar a água, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?” João 4:11.

A água que a samaritana conhecia era aquela que estava no mais profundo do poço.

“Quem beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”.João 4:13-14

Disse-lhe a mulher samaritana: “Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la”. João 4:15.

A samaritana pensa como será cómodo não precisar mais voltar a retirar água do poço. Mas Jesus não estava a anunciar um Evangelho de comodidades terrenas. Jesus pregava o verdadeiro Evangelho, a fonte que jorra para a vida eterna.

Jesus mostra a vida que a mulher samaritana leva e diz que Ele tem a água para saciar a sede, que ela precisa. Sede essa que a fez procurar saciar-se noutras fontes menos correctas.

Esta busca termina no dia em que encontra Jesus e a verdadeira água viva.

A samaritana voltou à cidade com o coração a jorrar água viva. Jesus mudara o caminho por onde passaria, por amor de uma alma.

Jesus dá-me sempre dessa água viva para que eu não tenha mais sede.

I.A.

Comments are closed.