O Céu e a Terra passarão mas as Minhas palavras não passarão - disse Jesus
As palavras de Jesus são como rocha firme, por isso, temos de construir a nossa morada em cima desta rocha e não na areia que à mais pequena agitação desmorona e vemo-nos sem tecto e sem chão.
As dificuldades e o sofrimento não vieram para ficar. Eles passarão. A intempérie e o temporal trazem perigos e riscos, e sentimo-nos com medo. Invade-nos o sentimento de abandono e a incapacidade de fazer face às tormentas da vida, que trazem prejuízo emocional.
Mas afinal o que significam estas palavras de Jesus que implicam construir a nossa morada em rocha firme? Actualmente temos, tantas vezes, outras orientações que nos levam a viver sem ter em consideração as palavras de Jesus. O poder, o sucesso e o dinheiro tornaram-se metas imprescindíveis na vida e o TER tornou-se tão ou mais importante que o SER, que é difícil construir uma morada firme, a partir das palavras de Jesus.
Jesus fala-nos da figueira que aos poucos vai crescendo. Com este exemplo Ele quer mostrar-nos o poder da paciência e da perseverança. Tudo tem o seu dia e o seu momento. A figueira com suas folhas tenras e sensíveis representa a nossa vida, a fragilidade e a delicadeza, cada passo da nossa caminhada, as nossas lutas, as nossas quedas e vitórias. Com Deus, ao lado, não há tempestade, por mais violenta e forte, que dure para sempre.
“Mas depois dessa aflição, o Sol escurecerá e a Lua não dará sua claridade, as Estrelas cairão do firmamento e os poderes do Céu serão abalados.Assim também quando virdes acontecer estas coisas, ficai a saber que o Filho do Homem está próximo, às portas. Eu vos asseguro: Não passará esta geração antes que tudo isso aconteça. Passará o Céu e a Terra, as Minhas palavras não passarão. Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas somente o Pai”– disse Jesus.
Apesar de difíceis, exigentes e nem sempre fáceis de perceber, estas palavras são sentenças de Salvação. São inquietantes e portadoras de alento e fôlego. A Palavra de Deus é um alerta e um sinal permanentes. Quem escuta as Palavras de Jesus e as põe em prática, tem plena segurança e a garantia de viver a verdadeira liberdade.
Apesar de Jesus ter falado através de parábolas, em nenhuma vez falou de forma que não fosse sempre tão clara. Ele previne que um dia estará, frente a frente, com todos os homens bons e maus. “Estejam preparados” – disse. “Irão ver-Me a vir das nuvens, revestido de grande poder, majestade e glória”.
É preciso estarmos atentos para não sermos apanhados de sobressalto no dia em que Jesus vier para reunir os seus filhos eleitos. Sabemos que temos lugar reservado ao lado do Pai, na Glória Celeste. Esta certeza chama-se persistência, que depende das nossas acções e orações.
Em cada linha do Evangelho, está presente a mensagem de Amor de um Pai inquieto e preocupado com o destino dos seus filhos, que somos nós todos.
A vida, tal qual a conhecemos, não vem com um manual de instruções nem conhecemos muito bem a receita para alcançar uma vida plena. Cristo aponta-nos caminhos e dá-nos indicações que entram no mais profundo dos nossos corações e provocam mudanças radicais, mas muitas vezes não os seguimos.
Aproxima-se um tempo próprio para mudanças – o tempo do Advento. Enquanto aguardamos a vinda do Deus Menino, é imprescindível que pouco a pouco vivamos uma transformação em nossos corações para que sejam a manjedoura para acolhê-l’O.
Tantas vezes vivemos em contramão num caminho que não é o verdadeiro caminho e aí continuamos, por muito tempo, sem medo de sermos derrubados e calcados. Sabemos que estamos a infligir as regras, mas como inverter essa situação? Ou alguém vem em nosso auxílio ou talvez não consigamos nunca encontrar o caminho certo.
Na época que, agora, se aproxima é preciso decorar as nossas casas com luzes, enfeites, mas não podemos esquecer de adornar, ornamentar e preparar o nosso coração. É tempo de edificar a nossa morada e o melhor Construtor, o único capaz de nos erguer, é Ele.
Jesus, venho neste momento entregar-te o meu coração, agradecer o dia de hoje, pedir para que em todos os momentos e em todas as coisas que eu faça, possa estar a pensar em Ti em constante oração.
Que as Tuas palavras que eu escuto possam ficar gravadas, profundamente, no meu coração.
Que eu nunca mais me esqueça, que Tu és o Senhor.
Purifica o meu espírito, para que eu beba da Tua Fonte e daí extraia a água viva para a vida eterna.
I.A.