A quem iremos Senhor
“Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, que O escutaram, disseram: “Estas palavras são duras. Quem consegue escutá-las?”
Sabendo que os Seus discípulos estavam a murmurar por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subir para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não crêem”.
Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham Fé e quem havia de entregá-l’O.
E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a Mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”.
A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com Ele.
Então, Jesus disse aos Doze: “Vós também quereis ir embora?”
Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de Vida Eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que Tu és o Santo de Deus”. (João 6, 60-69)
Jesus perguntava: “Será que os Meus discípulos entendem estas palavras? Será que posso contar com todos eles para a Minha missão?” Jesus chega ao ponto de questionar a Fé dos discípulos e estes acham as palavras, que Ele usa, demasiado duras e profundas.
Jesus fala do Pão da Vida que é mesmo Ele e os discípulos não compreendem e perguntam “como pode Ele dar a Sua carne como comida?”
Jesus questionou a Fé naquela época como continua também, nos nossos dias, a questionar. Até onde vai a nossa Fé? Ela está alicerçada em construção firme ou está em pilares de areia que ao mais pequeno vendaval ou contratempo, desmorona. A nossa Fé suporta as dificuldades, as privações e as tentações que nos batem à porta ou facilmente O questionamos com perguntas do género” mas Senhor, porque me acontece isto”? “mas porquê eu”? Então, muitas vezes, cruzamos os braços e desistimos d’Ele mas Ele, nunca desiste de nenhum de nós.
O Caminho até Jesus é estreito e não é um mar de rosas, temos de saber contornar os espinhos, lutando e trabalhando, caíndo e levantando. Se nos afastarmos demasiado deste Caminho, corremos o risco de nos perdermos e os nossos olhos, na escuridão, não conseguirão encontrar o atalho de volta. Nessa altura porque nos afastámos tanto, precisamos de ajuda. Jesus envia sempre essa ajuda para nos erguer, está nos nossos corações acolher e segurar a mão que nos levanta.
A pergunta de Jesus aos discípulos que ficaram é a mesma feita ainda hoje a todos nós: “Vós também não quereis ir embora?”
Conseguiremos dar-Lhe a resposta que exige sacríficio e abnegação, e nos faz saír do conforto para estendermos a mão e tal como Pedro dizer “A quem iremos Senhor? Só Tu tens palavras de Vida eterna“? O convite é feito diariamente, só temos de responder com um SIM claro e sem reticências.
Que Jesus seja a Luz que ilumina e a força para nos mantermos fieis aos Evangelhos, e firmes na Fé. Não tenhamos medo e digamos bem alto: “Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha Fé”
I.A.
always keep that good quality on your posts, and you will get even more visitors.