Jesus e a Parábola da Semente

Jesus e a Parábola da Semente

Jesus contou  várias histórias através de  parábolas e uma delas é a do semeador que lançou à terra sementes em vários terrenos com diferentes resultados. A importância desta parábola é salientada por Jesus: “Não entendeis esta parábola, como compreendereis as outras parábolas?” (Marcos 4:13)

A história é simples:“Um semeador saíu a semear. E, ao semear, uma parte caíu à beira do caminho que foi pisada e os pássaros comeram. Outra semente caíu sobre a pedra e, quando cresceu, secou por falta de humidade. Outra semente caíu no meio dos espinhos e, estes, ao crescerem, sufocaram-na. Outra semente caíu em boa terra, cresceu e produziu frutos”.      (Lucas8:5-8).

Outra parábola que Jesus contou foi: “O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem semeou no campo. Este grão é a semente mais pequena, mas ao crescer dá uma árvore grande onde as aves do céu fazem os seus ninhos”. (Mateus 13:31 ,32)

A explicação de Jesus é fácil: a semente é a Palavra de Deus e só os que a escutam sabem, que  salva, regenera, liberta, purifica, santifica e eleva-nos a Deus. Só a semente que cai em terreno fértil, dará frutos. Os frutos vão depender, pois, da forma de resposta, que dermos a Deus, na nossa vivência cristã.4

A Palavra de Deus contém força vivificante. Precisamos que a Palavra cresça, sirva de alimento e produza frutos na nossas vidas, como há 2000 anos.

A mesma semente foi colocada em diferentes tipos de solos, mas os resultados foram diferentes. A mesma Palavra de Deus pode ser plantada  mas os resultados poderão também ser distintos porque são determinados pelo coração, que as escuta.

Nalguns momentos nós somos como solo da beira de estrada, impermeável. Não temos o coração receptivo para permitir que a Palavra de Deus faça morada e nos transforme.

Precisamos desenvolver fortes raízes por meio da Fé em Cristo, da escuta da Palavra e no cumprimento dos Mandamentos. Nos tempos difíceis, somente os que desenvolverem as suas raízes em boa terra, terão assento junto de Jesus .

Quando permitimos que a erva daninha cresça ao lado da boa semente, os frutos, não poderão ser bons. As ervas, com o tempo, sufocarão certamente a planta.  Assim, é na nossa vida. Se as faltas, as fragilidades, as tentações, os erros prevalecerem sobre as boas acções, não deixaremos caminho aberto para o Evangelho.

A conclusão desta parábola é apenas esta: só o bom solo, produz fruto e só o coração aberto retém a Palavra de Deus. Aceitemos Jesus como nosso Amigo e deixemos que Ele conduza as nossas vidas ao sabor do Evangelho. 

O Senhor Jesus disse: “em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em Mim tem a vida eterna”. (João 6:47). O  mais importante é crer. Não podemos viver por viver mas deixemos, a partir de hoje, a semente de Deus germinar e criar raízes em nós.

I.A.

3 Responses to Jesus e a Parábola da Semente

  1. simply amazing lol…

  2. hello my friend, i want to congratulate you for processing a good work like this..

  3. nice job, another great example of how simplicity makes things prettier. this post is absolutely good.