A Primeira Comunhão
A palavra Eucaristia vem do grego que quer dizer Reconhecimento, Acção de Graças e é uma Celebração em Memória da Morte e Ressurreição de Jesus. Também é denominada de Comunhão e Ceia do Senhor.
É o memorial da Última Ceia em que Jesus: “E, tomando um Pão, tendo dado graças, o partiu e deu aos Seus discípulos dizendo: Isto é o Meu Corpo oferecido por vós; de igual modo, depois da Ceia, tomou o Cálice, dizendo: Este é o Cálice da nova e eterna aliança no meu Sangue derramado por vós. Fazei isto em memória de Mim.“ (Lucas 22:19-20)
Jesus disse: “Eu sou o Pão vivo que desceu do céu; quem comer deste Pão viverá eternamente; o Pão que Eu darei é a Minha Carne para a vida do mundo. Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu Sangue, não tereis a vida em vós” (Jo 6:51-58).
A Primeira Comunhão tem um significado especial porque é a Primeira Festa do Perdão e da Eucaristia. As crianças fizeram um percurso de 3 anos acompanhadas pelos pais, educadores e catequistas, e só assim, neste dia puderam abeirar-se da Mesa Celestial. Nas nossas casas estar à mesa com a família ou amigos é momento de diálogo e convívio, também estas crianças, hoje, estiveram à mesa em intimidade e comunhão com Jesus.
Foi a primeira vez e certamente não será a última que participaram nesta união com Cristo. A partir de agora, estão obrigadas a participar, nos domingos e dias santos, no grande Banquete Celestial e a manterem-se com a alma pura, como neste dia.
Foi uma grande Festa em que toda a Comunidade acolheu estas crianças e lá do Alto, Jesus também manifestou a felicidade nos corações destes inocentes e nos das suas famílias.
A Eucaristia é a continuação e o sustento do Baptismo, um dos sete Sacramentos, e é mais um passo na Vivência Cristã. O fundamento espiritual e interior desta Festa é a visita encantadora do Senhor Jesus, presente no Sacramento da Eucaristia, ao coração das crianças. É este encontro espiritual que dá beleza à Primeira Comunhão. Jesus não quis ficar apenas no sacrário mas quis tornar-se alimento para o nosso corpo e nossa alma.
São importantes os brilhos, as cores, as roupas, as flores, as prendas, as fotografias, mas o mais importante é a visita sacramental de Jesus, de outra forma a Festa perde o seu real significado, que é o início de uma Amizade com Jesus.
Daqui para a frente, irão saber que já não poderão passar sem a presença constante de Jesus Sacramentado e que com Ele todos os problemas que possam ter de enfrentar deixarão de ter dimensão e passarão a insignificantes, pois existe Alguém que os resolve. Basta pedir.
Um dia Jesus disse: ” Deixai vir a Mim as criancinhas pois delas é o reino dos Céus” (Mc 10,4). Não deixem perder a candura que hoje vos acompanha, embora os percalços da vida, às vezes, se encarreguem de desviar do caminho certo. Não esqueçam, o Perdão, está a um passo.
Agora, estas crianças conhecem o significado de receber Jesus na Eucaristia, adorar e venerá-l’O no Santíssimo Sacramento, e da importãncia da oração e do silêncio nestes momentos, para toda a vida.
I.A.