Permanecer em JESUS
Jesus disse: Permanecei em Mim, que Eu permaneço em vós. Eu sou a videira; vós, os ramos. Se permanecerdes em Mim e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá”.( Jo 15,1-8)
Jesus convida-nos a permanecer n’Ele todos os dias da nossa existência. É dificil, mas a partir do instante em que O encontramos não podemos deixar, que Ele seja uma permanência transitória.
A primeira consequência de não permanecer em Jesus é vermos a nossa fé desvanecer-se pouco a pouco e a seiva que precisamos para alimentar a nossa alma, a desaparecer.
Permanecer em Jesus é exigente. Não podemos fazê-lo de vez em quando, mas precisamos de nos ligar a Cristo permanentemente, para que Ele permaneça em nós e nós na Palavra.
As formas de permanecermos em Jesus são: escutar a Palavra de Deus, recebê-l’O na Eucaristia, buscá-l’O na oração e na adoração ao Santíssimo Sacramento e seguir os Mandamentos.
Parece simples, mas exige alguns sacrifícios, porque temos de ter tempo e coração aberto, e é mais cómodo, não cumprir, nem fazer.
É dificil. Na hora da tribulação, do sofrimento e da privação, muitas vezes não conseguimos permanecer em Jesus e a saída mais fácil é deixá-l’O e questionar com uma frase do género” isto não podia me acontecer”, ou ” se há Deus , Ele não podia ter feito isto comigo” e esquecemo-nos que Ele nunca nos dá uma cruz mais pesada, do que a que conseguimos suportar.
“Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a Mim não terá mais fome, e quem crê em Mim nunca mais terá sede”. (Jo 6,30)
Afinal, como podemos saciar a nossa fome e a nossa sede, de verdade, de vida e de amor? Muitas vezes vamos a fontes que não saciam a sede e alimentamo–nos de muitas coisas, que nada trazem.
Em cada Eucaristia, celebramos o mistério pascal participando n’Ele. A Eucaristia é a fonte inesgotável de fortalecimento da vida. Devemos abeirar-mo-nos frequentemente da mesa celestial, com o coração limpo e a alma alva.
“Senhor, dá-nos sempre deste Pão, o Pão da Eucaristia, o Pão da tua Palavra, e o Pão do Céu“. (Jo 6,34).
I.A.